Programa tem missão de fortalecer a aprendizagem de estudantes do ensino médio

Fortalecer o ensino e conteúdos para os estudantes do ensino médio, especialmente nas disciplinas português e matemática. Este é o objetivo central do Programa Ensino Médio em Ação (EM-Ação), lançado nesta quinta-feira (13) pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, no auditório II do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.

O reforço oferecido pelo programa acontece por monitorias, em turno diferente ao regular do estudante, com a participação de monitores que são alunos das universidades parceiras da Secretaria da Educação na iniciativa. A cerimônia de lançamento contará com a presença do secretário Osvaldo Barreto e de gestores da secretaria, como a diretora do IAT Irene Cazorla.

Expansão -  “Neste primeiro ano, vamos focar nos estudantes do 3º ano, em português e matemática, com atenção voltada para o Enem e vestibulares, que já estão participando das monitorias. No próximo ano, vamos expandir a ação para todo o ensino médio e para outras disciplinas”, disse Cazorla.

Há cerca de um mês, 6.175 estudantes do 3º ano de 82 municípios e 185 escolas,  já estão sendo beneficiados, com orientação assegurada por 288 monitores, que são treinados por professores das universidades. A meta para 2013 é atingir as unidades escolares que ofereçam ensino médio no Estado, beneficiando 192.450 estudantes em 500 escolas.

Outras ações - Além das aulas de monitoria, o EM-Ação trabalha com a formação de professores, produção e distribuição de material didático. A Secretaria iniciou a formação dos professores, com a participação de docentes especialistas das universidades, que vão repassar o conteúdo para os educadores de todas as escolas da rede. A formação nas escolas está programada para 2013, assim como a distribuição do material pedagógico.

O lançamento do programa será transmitido para todo o Estado, por meio das salas de videoconferência localizadas nas sedes Diretorias Regionais da Educação (Direc) e nas universidades do Estado da Bahia (Uneb), Estadual de Santa Cruz (Uesc), Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Estadual de Feira de Santana (Uefs) e Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).